sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Você sabe o que está comendo?


Você sabe o que está colocando no prato do seu filho quando consome produtos industrializados, processados e/ou embutidos?

Devido a sua praticidade, esses produtos ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos, principalmente na área infantil.

Para tornar estes alimentos mais vistosos, práticos e duráveis, os fabricantes usam algumas dezenas de aditivos químicos. Os mais comuns são os corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. São eles os responsáveis por dar sabor, cheiro e aspecto naturais aos alimentos industrializados, além de maior durabilidade. Os embutidos e os enlatados como os hambúrgueres, defumados e salsichas possuem também alto índice de sódio em sua composição.

E qual a relação desses ingredientes com a saúde?

Alimentos industrializados não fazem bem em qualquer idade, algo que se torna ainda mais preocupante quando pensamos na alimentação de uma criança. Entre os mais consumidos estão o macarrão instantâneo, açúcar refinado, suco de frutas artificiais, danoninho, refrigerantes, sorvetes, salgadinhos e embutidos.

Cerca de 60% das crianças e adolescentes obesos apresentam hipertensão e dislipidemia, aumento das taxas de gordura no sangue, uma das principais causas de doenças coronarianas. E não é apenas isso, pois uma alimentação assim também prejudica o crescimento, promove carência de vitaminas e minerais, desencadeia processos alérgicos e também causa o desenvolvimento de diabetes, cânceres, acidente vascular cerebral, e muitas outras doenças crônicas não transmissíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário