quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cuidado com o local que come!



A higiene é fundamental, para prevenir a grande quantidade de doenças que possam ser transmitidas através dos alimentos. Todos, com exceção do sal e da água, os alimentos são perecíveis, ou seja, são suscetíveis a alteração e deterioração com maior ou menor rapidez e o que pode causar alguma doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende "todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional".

Quando falamos em crianças, o cuidado com a higiene alimentar é o dobro. Isso porque os pequenos possuem maior facilidade para contrair doenças gastrointestinais como: infecção e intoxicação alimentar.

Infecções transmitidas por alimentos são doenças que resultam na ingestão de alimentos contaminados com micro-organismos patogênicos. Diferentemente, as intoxicações alimentares ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos que já possuem substâncias tóxicas produzidas por micro-organismos, como bactérias e fungos. As intoxicações alimentares também podem ocorrer pela presença de outras substâncias químicas nos alimentos.

Para evitar, segue algumas dicas:
  • Visitar apenas estabelecimentos licenciados, com bom nome e instalações limpas;
  • Lavar bem as mãos com sabão líquido, antes e depois das refeições;
  • Servir os alimentos frios ou crus em pratos diferentes dos alimentos quentes, para evitar contaminação cruzada;
  • Verificar o grau de frescura dos alimentos. Não consumir alimentos com um odor intenso.
  • É bom evitar os alimentos fritos, pois não se sabe se o óleo da fritura foi ou não reutilizado. 
  • Para temperar as saladas evitar molhos com maionese, margarina ou manteiga. 
  • Também se deve dar importância à variedade dos alimentos e às quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e outros nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário