segunda-feira, 29 de setembro de 2014


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até a criança ter 6 meses. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais, sozinho, todos os nutrientes de que o bebê precisa, por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta. Após este período (6 primeiros meses) o organismo da criança já está preparado para começar a receber outros tipos de alimentos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para otimizar a tolerância e reduzir alergias alimentares.

Cada alimento precisa ser introduzido aos poucos e de preferência um por vez. O bebê precisa de tempo para se acostumar aos novos gostos e à consistência dos alimentos. De início, pode ser que seu bebê não aprecie muito o sabor, mas vale a pena insistir para, aos poucos, ir educando o paladar da criança. Pode demorar até dez tentativas para ela aceitar a novidade. Além disso, a introdução gradual de diferentes alimentos possibilita que você identifique os sinais de uma possível reação alérgica, como a presença de diarreia, dores de barriga ou manifestações cutâneas.

Sendo assim, seguem algumas dicas para iniciar a alimentação complementar do bebê:

- A introdução deve ser lenta e gradual, pois tudo é novo para o bebê, desde o alimento, a colher, a consistência e o sabor.
- No início a quantidade de alimentos ingerida vai ser pequena, por isso a mãe pode oferecer o leite materno após a refeição com o novo alimento.
- Os alimentos devem ser introduzidos um de cada vez. De preferência aos alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e ricos em nutrientes.
- Não esqueça que é fundamental rodiziar os alimentos, para que seu bebê tenha a oferta de nutrientes de todos os grupos alimentares.
- Ao contrário dos adultos os bebês não estão acostumados ao sal e ao açúcar e temperos. Por isso use-os com moderação, pois assim eles poderão reconhecer e apreciar o sabor dos alimentos.
- Experimente um alimento novo a cada dois ou três dias, começando com frutas e depois introduzindo também legumes e verduras, que são mais fáceis de digerir do que as carnes.

Vale lembrar que, ao iniciar a introdução de novos alimentos é importante que o bebê receba água nos intervalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário