quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Amamentar gêmeos


Se amamentar um filho já não é uma tarefa tão fácil, imagine quando o trabalho é em dose dupla. No começo, pode parecer uma missão quase impossível, mas, com empenho e prática, a mãe de gêmeos acaba se adaptando.
O organismo da mulher é capaz de produzir leite suficiente para amamentar os filhos nos primeiros seis meses de vida, independentemente de ter gêmeos, trigêmeos ou mais bebês. Quanto mais der de mamar, mais leite produzirá.
É possível amamentar duas crianças ao mesmo tempo?
Sim, mas isso vai exigir um pouco de prática. Geralmente com a ajuda de almofadas especiais de amamentação para gêmeos ou travesseiros para dar apoio aos bebês e não cansar demais seus braços é possível amamentar duas crianças ao mesmo tempo. Uma vez que as crianças estejam com algum suporte, você pode tentar variar as posições para ver como todos se acomodam melhor.
É bom alternar os bebês nos seios em cada mamada, especialmente se um dos bebês for mais voraz. Se você achar difícil lembrar quem estava em qual lado da última vez, experimente alternar os seios a cada 24 horas, em vez de a cada mamada, sem nunca deixar de estimular as duas mamas todos os dias.
Essa troca frequente de lados ajuda a produzir quantidades semelhantes de leite nos dois seios e diminui a chances de você vir a ter um ducto entupido.

Para evitar dificuldades, o planejamento com antecedência, ajuda profissional e convicção são essenciais.  O melhor a fazer para conter a ansiedade e se preparar para a tarefa é se informar o máximo possível antes da chegada das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário